Manual das Raças – Border Collie: O cão mais inteligente do mundo!

compartilhe:

Raça: Border Collie

País de origem: Grã-Bretanha

Nome original: Border Collie

Grupo 1: Cães Pastores e Boiadeiros

Utilização: Cão de Pastoreio

Porte: Médio

Necessidade de exercício diário: Alta

Temperamento: Inteligente, Equilibrado, Sociável

Adestrabilidade: Muito Alto

Tamanho: A altura varia de 46 a 56 cm

Peso: O peso varia de 13 a 20 kg

O Border Collie é conhecido como um dos cachorros mais inteligentes entre todas as raças caninas. A raça possui características notáveis para os mais diversos tipos de adestramento, incluindo obediência e agility.

Origem do Border Collie

O Border Collie surgiu na Grã-Bretanha, na Europa, o cão foi adotado como pastor de ovelhas pelos fazendeiros e era útil por sua resistência e independência para agrupar e caminhar com os animais entre as montanhas e vales do país.

Nome

O seu nome, “Border“, significa “fronteira”. Collie vem da palavra celta “colley” e significa “útil” e “fiel”.

 A raça recebeu esse nome em 1975 como referência à região de Borders, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, antes disso, era chamado de Sheepdog, por conta dos trabalhos com pastoreio. Somente em 1925, o nome Border Collie foi oficialmente registrado.

Características

São animais de porte atlético, de pernas longas e musculosas.  Sua aparência remete à uma atenção constante e prontidão para novas aventuras. 

Quanto à pelagem, o Border Collie pode ser encontrado em dois tipos: de pelos curtos e macios ou longos e grossos.

Mas, em ambos os casos estes cães apresentam um subpelo macio e denso que auxilia na proteção das variações de temperatura.

A coloração dos pelos mais comum é no padrão bicolor em preto e branco, mas também existem exemplares de Border Collie “merle” que são cães com pelagem de aspecto “marmorizado”.

Por ser um cão muito ativo, priorize ambientes espaçosos para que possa correr, brincar e se divertir.

É muito fácil treinar um border collie: devido à união entre inteligência e afeto, ele se destaca entre muitos cachorros na capacidade de entender ordens e colocá-las em prática.

Além disso, a  raça é bastante apegada à família e não pode ser deixada sozinha por períodos muito longos. 

Outro ponto marcante é a forte tendência ao latido. Sem adestramento, latidos e uivos são comuns nesta raça, por conta do seu histórico de pastoreio.

FILHOTES

Os filhotes de Border Collie são muito atléticos e extremamente inteligentes. Recomenda-se começar seu treinamento o quanto antes para não se tornar um cão desobediente.

CURIOSIDADES SOBRE O BORDER COLLIE

  • Na lista que categoriza a inteligência canina feita por Stanley Coren, o Border Collie está em primeiro lugar.
  • São facilmente adestrável e se tornaram excelentes atores de cinema, estrelando filmes como “Um Ano do Cão”, “O Anjo Cachorro”, “Mato Sem Cachorro”, “Um Hotel para Cachorros” e “Babe, o Porquinho Atrapalhado”, entre muitos outros.
  • Os cães dessa raça são famosos por descender de cães pastoreio que acompanharam povos famosos na história, como os romanos e os vikings.
  • Striker é uma Border Collie famosa que entrou para o Guinness Book. Ela deteve um recorde mundial depois que conseguiu abrir a janela de um carro em 11,34 segundos. Mas não era janela elétrica, não. Era a manual mesmo! 

Chaser, a border collie atualmente mais famosa do mundo, sabe identificar centenas de brinquedos por seus respectivos nomes. Esta border é ainda capaz de reconhecer mais de mil palavras! 

5. Os cães dessa raça costumam ficar de mau humor quando não são estimulados com atividades e brincadeiras.

HAJA FÔLEGO 

O border collie adora uma estimulação física e mental e estão sempre prontos para brincar e aprender algo novo. A recomendação é de 90 minutos de exercícios por dia, que podem incluir atividades como jogar brinquedos ou bolas para ele pegar, corrida, natação ou qualquer outra que demande muito fôlego e superação. Todas são desempenhadas maravilhosamente bem por ele. E, de maneira surpreendente, esse cachorro não vai querer parar, mesmo depois que seu dono estiver cansado. O ideal é manter uma média de 20 km de caminhada por semana, cerca de 3 km por dia.

Cuidados com a saúde do Border Collie

Esta é uma raça muito saudável, já que é um cão ativo e também possui uma estrutura física muito bem proporcionada.Ocasionalmente, pode sofrer com problemas de saúde comuns a todos os cachorros. Não são necessários muitos cuidados para que ele tenha uma boa qualidade de vida.

Uma das principais preocupações com este cão é a displasia de quadril, que é um problema na articulação do quadril. Por isso, exames no quadril são sugeridos com certa frequência.

Olhos: Esta possui predisposição para o desenvolvimento de algumas doenças nos olhos, como a atrofia progressiva da retina e alterações oculares associadas à pelagem Merle, como alterações de desenvolvimento na retina e nervo óptico e até mesmo no tamanho do olho e das estruturas intraoculares, podendo levar o animal a cegueira.

Uma curiosidade na saúde do Border Collie é que possui alta tolerância à dor e por isso pode mascarar possíveis problemas, por não expressar-se quando não está muito bem.

Quanto custa um border collie?

Também se apaixonou por toda a disposição e inteligência do super-enérgico Border Collie? Se estiver pensando em ter um desses pets, saiba que o preço pode variar de R$ 600 a R$ 5.000 

(calculado com base no preço dos principais sites de venda do País)

Mas, antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adotar é sempre a melhor opção! 

Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por Natália Oliveira

Escritora

Posts relacionados

Manual das Raças - Cavalier King

Manual das Raças – Cavalier King

Elegância, carinho e fofura em pequeno porte. Origem O Cavalier King Charles Spaniel tem sua origem na Grã-Bretanha e possui este nome

Um companheiro gentil e gracioso, com uma velocidade impressionante

Manual das Raças – Whippet

Um companheiro gentil e gracioso, com uma velocidade impressionante A origem do Whippet Sua origem data do século XVIII, ao norte da

Feedback
Feedback
Como você avalia sua experiencia no site?
Encontrou algum problema? Informe aqui.
Seguir
Digite seu email se você gostaria de ser contactado com esse feedback.
Voltar
Enviar
Obrigada por enviar seu feedback!